28 de jun. de 2012

Um pouco sobre os rituais do casamento Indiano


Shilarohana (pisando em cima da pedra)
A noiva coloca o pé direito em cima de uma pedra ( essa tem que ser estável). O noivo diz a noiva que ela deve ser tão firme quanto aquela pedra, para que possam, juntos, enfrentar os inimigos e as dificuldades da vida.
Nos tempos védicos, textos em sânscrito mencionam 16 adornos que uma mulher pode usar para se enfeitar. Bindi (adesivo que se coloca no espaço entre os olhos, significando a terceira visão), Colares, brincos, flores no cabelo, pulseiras, anéis, Braceletes ‚  cintos, tornozeleiras , kajal, henna (conforme crença popular, quanto mais escuro a henna ficar nas mãos da noiva, maior será o amor que o marido sentirá por ela durante a vida, e outra tradição é que a noiva só pode fazer afazeres domésticos em sua nova casa, quando toda a henna tiver saído de suas mãos e pés), perfume, pasta de sândalo, blusas enfeitadas, saias enfeitadas e os anéis nos pés. Alguns desses adornos só são usados por mulheres casadas. Como exemplo, os anéis nos pés (um em cada pé, no segundo dedo) que são o equivalente as alianças nos dedos das mulheres casadas no ocidente, porém devo ressaltar que nos dias de hoje algumas mulheres solteiras também usam os anéis de pé apenas como enfeite.
Outras quatro coisas que caracterizam a mulher casada são a marca vermelha feita com Kumkum (um pó vermelho feito com sândalo) no começo da divisão do cabelo da mulher, o qual significa boa sorte e que a alma do marido está com a esposa. E a segundo adorno é o Mangala Sutra, um colar que é posto na noiva pelo noivo e vai dar proteção a noiva durante todo o casamento. Esse colar simboliza também uma aliança de casamento, uma vez que a mulher casada indiana só vai tirar o Mangala Sutra no dia que o marido morrer.  Pulseiras vermelhas e brinco no nariz.
Normalmente o sári da noiva é vermelho (significa fertilidade), com bordados em dourados (feitos com fio de ouro) (significa riqueza) e detalhes em cor branca ( que significa pureza).
As sete voltas em volta do fogo sagrado.
Primeiramente o fogo sagrado só pode ser aceso por um sacerdote treinado para invocar o Deus Shiva. As sete voltas devem ser dadas pelo noivo juntamente com a noiva, esse ritual sela o casamento, depois de dar as sete voltas não tem mais como se separar. Segundo a filosofia hindu quando duas pessoas dão as sete voltas juntas em torno do fogo sagrado, serão amigos por toda vida. No começo de cada volta que será dada, deverá ser dito uma promessa. 
As sete promessas são:
1ª volta: Que a gente dê esse primeiro passo para nossa casa. Mantendo uma dieta pura e evitando coisas que possam nos ferir.
2ª volta: É para o desenvolvimento físico, mental e para invocar o  poder espiritual.
3ª volta: Para aumentar a riqueza por meios justos e apropriados.
4ª volta: Para adquirir conhecimento, felicidade e harmonia através do amor, respeito e lealdade mútuo.
5ª volta: Para que o casal seja abençoado com filhos fortes, virtuosos e heróicos.
6ª volta: Para que o noivo e a noiva vivam durante muitos anos.
7ª volta: Para que sejam verdadeiramente companheiros de uma vida inteira. 
Significado de alguns dos itens usados durante a cerimônia de casamento hindu:
Flores frescas: significam a beleza
Coco: Significa a fertilidade
Arroz, doces, grãos: A necessidade da comida para o sustento da vida humana
Ghee (Manteiga clarificada): Significa o alimento do fogo sagrado

Nenhum comentário:

Leve aliança de amor para o seu casamento